O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado por uma ação de cidadania na Praça Dr. Cartaxo, em Mauriti. A atividade envolveu diversos setores do núcleo de inclusão, como CAPS, CRAS. Uma exposição com trabalhos desenvolvidos por pessoas com alguma deficiência foi realizada durante o evento que contou a participação do Instituto Pestalozzi.
Equipes do CREAS, NASF e CEO também participaram da ação. Já a Fundação Padre Argemiro Rolim de Oliveira – FPAROL, farmácia Flor de Juá, farmácia Mauriti e alunos do curso de farmácia da Estácio/FMJ, apoiaram a iniciativa.
A programação contou com apresentação de grupos da Pestalozzi, palestras e orientações sobre o uso correto de medicação, e uso de plantas medicinais. Houve atendimento individual dos usuários e atividades recreativas com brincadeiras, (dança da cadeira, laranja, maça, do saco, corrida dos ovos cozidos).
O evento contou com a participação dos usuários dos serviços de inclusão, familiares e comunidade em geral e marca o sentimento de renovação das reivindicações em prol da inclusão com a participação de toda a sociedade.