“Eu senti as contrações e peguei o ônibus para voltar para casa, pegar meus documentos e ir para a maternidade, mas minha bolsa estourou quando eu estava sentada na cadeira perto da porta traseira.” A afirmação é de Tayagra Souza, 30, que deu à luz dentro do coletivo da linha Brasília Teimosa/Conde da Boa Vista, no Recife, no fim da tarde da segunda (24).
Depois do parto, a mãe se sente aliviada e grata pela ajuda que recebeu do motorista e dos passageiros.
“A minha sorte é que todo mundo ajudou. O motorista parou, os homens desceram e algumas mulheres ficaram para ajudar”, relembrou Tayagra.
As contrações tiveram início quando ela seguiu da comunidade de Brasília Teimosa, na Zona Sul, a caminho do Centro do Recife. “Eu senti uma cólica, mas nada que me impedisse de ir. Eu tinha que ir para procurar uma bolsa para levar as coisas de Isadora para a maternidade. Passei uma hora caminhando, mais ou menos, e a dor foi aumentando”, contou.
Ao subir no ônibus para voltar para casa, a dor aumentou. Sentar na parte traseira do ônibus e torcer para o trânsito fluir foi a solução encontrada pela gestante, mas o plano de dar à luz no hospital não deu certo. “Como eu senti uma contração muito forte, comecei a fazer força e tirei o short que eu estava vestindo”, lembrou.
Depois do parto, mãe e filha seguiram para a maternidade Bandeira Filho, em Afogados, na Zona Oeste do Recife, onde permanecem internadas nesta quarta (26). Além de Isadora, Tayagra é mãe de três outras crianças de oito, cinco e três anos.
“Estamos bem. Ela é forte, saudável e é a única dos meus filhos que nasceu num ônibus”, brinca a mãe.
Na família, a surpresa do parto no ônibus foi tão grande quanto a da gestante. “Eu tinha ido trabalhar e quem ficou com meus sobrinhos foi o meu irmão. Quando voltei, já soube que ela [Tayagra] estava com a menina. Soube que foi dentro do ônibus e fiquei bem preocupada, mas agora elas estão bem. Isadora já chegou fazendo sucesso”, afirmou a irmã de Tayagra, Thamires Souza.
Bebê nasce dentro de ônibus no Recife
O motorista da linha 014 – Brasília Teimosa/Conde da Boa Vista, contou que Tayagra Souza da Silva, de 30 anos, gritou que o bebê ia nascer. O condutor chegou a estacionar o veículo em frente ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife, e entrou para pedir ajuda. Mas não deu tempo.
Quando a equipe de socorristas chegou do lado de fora do hospital, a criança já havia nascido. O cobrador e passageiros ajudaram a fazer o parto dentro do coletivo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a criança nasceu saudável, com 3,475 quilos e 52 centímetros.
Fonte: notícias ao minuto