Realizada na manhã dessa quinta-feira, 30, em Juazeiro do Norte, audiência pública para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana do Cariri. A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. O evento foi aberto pelo vereador e presidente em exercício da casa legislativa, Márcio Jóias.
Estiveram presentes a representante do Governo do Estado que compõe a Secretaria das Cidades, Rita de Cássia, a coordenadora do PDUI, Flávia Pinto, os secretários de Infraestrutura, Gizele Menezes, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, Turismo e Romaria, Junior Feitosa, Agricultura e Abastecimento, Romão França, Esporte e Juventude, Luciano Basílio, Procuradoria Geral do Município, Micael François, Gabinete, Nildo Rodrigues, Superintendente da Autarquia de Meio ambiente, Sidney Kal-Rais, Secretária executiva de Cultura, Sandra Nancy, a Gestora do Previjuno, Graça Alves, entre outros.
De acordo com Rita, esse tema é de responsabilidade de todos os cidadãos que hoje vivem na Região Metropolitana do Cariri. “Entendo que assim a gente pode de fato construir diretrizes que possam ser apresentadas e depois implementadas”, disse. Para Flávia, o PDUI é um plano que está sendo elaborado com base nas funções públicas de interesse comum e que vai traçar as diretrizes que têm como base as questões metropolitanas.
O superintendente Sidney propôs inserir uma diretriz em relação ao incentivo e fortalecimento do Distrito Industrial. “A gente tem que verificar a questão do Distrito Industrial para fazer uma inserção e interligação, para que de fato venha a funcionar e tenha demandas naquela região. Temos muitas indústrias aqui na Região Metropolitana do Cariri instaladas em áreas mistas, e a gente tem que fazer com que aos poucos elas se desloquem, ocupando aquele espaço”, destacou.
Com relação ao turismo, Júnior citou a questão da profissionalização e do grande potencial que Juazeiro do Norte tem no que se refere ao turismo religioso e cultural. Michel se colocou à disposição para repassar o Plano Diretor de Cidades Inteligentes para que possa também ser aproveitado alguns itens e assim incrementar ainda mais o PDUI.
A secretária executiva de Cultura de Juazeiro do Norte, Sandra Nancy Freire, ressaltou a importância da qualificação profissional para setores estratégicos, no processo de desenvolvimento das cidades, em áreas como o turismo. Rita de Cássia, da secretaria das Cidades, destacou que todas as proposições serão avaliadas para inserção no contexto que envolve o PDUI.
Com Informações da Assessoria de imprensa