Por Agência News Cariri / Ronuery Rodrigues
A Campanha Nacional julho Amarelo, aderida pela Secretaria Municipal de Saúde de Mauriti foi concluída com sucesso. A empreitada alerta para o combate às hepatites virais. Durante todo o mês de julho, a Secretaria organizou um calendário de ações que contou com Testes rápidos, orientação, atendimento, vacinação e distribuição de material informativo, além da conscientização e combate às doenças. A ações ocorreram nas unidades de saúde e espaços públicos da cidade.
“Trata-se de um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É fundamental que a prevenção se torne um hábito para evitar a evolução. Com a campanha, o município quer chamar a atenção para o tema e alertar para a necessidade da visita regular ao médico e a realização dos exames de rotina que detectam as hepatites virais”, destacou, George Cruz, secretário municipal de saúde.
A campanha marca o mês de intensificação da prevenção e controle das hepatites, em alusão ao 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
HEPATITE
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes vírus, uso de remédios e drogas injetáveis, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas ou uso de materiais perfurantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. Os testes de hepatite B e C podem ser feitos em qualquer período.
A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto. Adotar medidas preventivas como o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de seringas entre os usuários de drogas injetáveis, são algumas dicas da secretaria de saúde para a população.