Uma intervenção urbana realizada na noite desta sexta-feira (04), no bairro da Jatiúca, em Maceió, pelo Coletivo Feminista de Intervenção Urbana Severinas, mapeou com cartazes diversos pontos onde já foram registrados casos de assédio e violência contra mulheres na capital alagoana.
A ação, que contou com dezenas de mulheres, consistiu na fixação de cartazes com frases violentas que já foram ouvidas por diversas mulheres nos espaços públicos de uma das principais avenidas da capital alagoana, onde está concentrado um grande número de bares e restaurantes.
O objetivo do grupo que percorreu a avenida em caminhada afixando cartazes é denunciar as práticas de violência de gênero que provocam medo nas mulheres.
“Nosso objetivo é dar visibilidade a essas narrativas que foram colhidas anonimamente por mulheres que vivenciaram assédios e agressões, ou presenciaram alguns destes casos, para que todas possam se emponderar e enfrentar este tipo de violência”, falou Júlia Lira, uma das organizadoras da intervenção.
Em março deste ano, o mesmo coletivo colocou placas pelas praias do litoral norte de Maceió contra a prática de assédio e abuso sexual contra as mulheres. As ‘Severinas’ circularam pelas areias com roupas vermelhas.
Fonte: G1 nordeste