Associação Pernambucana dos Pacientes com a Doença de Chagas (Apdcim) realiza nesta sexta-feira (13) um encontro para orientar pacientes e estimular a prevenção à doença, transmitida pelo barbeiro. O encontro ocorre a partir das 9h, em frente à sede da associação, no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), na Rua dos Palmares, em Santo Amaro, na área central do Recife, onde mais de 600 pacientes estão cadastrados.
O evento marca o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, celebrado no sábado (14). Estudantes de projetos de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), funcionários do ambulatório de Chagas e voluntários da associação esclarecem dúvidas e distribuem panfletos informativos.
No local, uma unidade móvel da Secretaria de Saúde realiza testes rápidos para hepatite c, sífilis, hanseníase, casos de tracoma e outras doenças. Os pacientes em atendimento também podem participar de um café da manhã de confraternização realizado no ambulatório que abriga a associação.
Doença de Chagas
Pernambuco é um dos estados brasileiros considerados endêmicos para a enfermidade. Transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi por meio de um inseto conhecido como barbeiro, a infecção é bastante comum nas Américas Central e do Sul, principalmente em áreas rurais. Os pacientes também podem ser afetados pela doença por meio da ingestão de alimentos contaminados.
Fonte: G1 nordeste