Grafite de projeto cultural com mais de 150 artistas é apagado com tinta branca na Bahia e prefeitura repudia vandalismo

Um muro grafitado durante o projeto Festival de Grafite Bahia de Todas as Cores, em Candeias, município da região metropolitana de Salvador, foi encontrado apagado com tinta branca, na quarta-feira (4).

A artes haviam sido feita entre os dias 22 e 25 de março. A prefeitura da cidade publicou uma nota de repúdio ao vandalismo, e informou que um boletim de ocorrência seria registrado e as providências tomadas para identificar os autores.

G1 entrou em contato com a delegacia de Candeias nesta quinta-feira (5), mas a polícia não soube informar se a queixa já havia sido prestada, por conta de queda em sistema de acesso a informações.

O evento responsável pelos grafites nos muros foram feitos por cerca de 150 artistas que fazem parte do coletivo Bahia de Todas as Cores (BTC).

Confira nota na íntegra:

“A Prefeitura de Candeias repudia o ato de vandalismo nos grafites que foram expostos no município, feito através do coletivo Bahia de Todas as Cores (BTC). O evento que proporcionou a cidade mais cor, vida, arte e luz, trouxe mais de 150 artistas consagrados internacionalmente, e levou a cidade à visibilidade nacional, em diversos programas de grande confiabilidade e repercussão. A prefeitura investe e incentiva a arte, seja erudita, moderna ou urbana por acreditar que a arte modifica a realidade e ilumina a concepção de toda sociedade, principalmente dos jovens, para uma compreensão mais humana e ampla do mundo. A Secretaria de Cultura já está prestando queixa e tomando todas as providencias necessárias para identificar os autores e mandantes do crime. A arte irá prevalecer e trará mais vida, cor e respeito a comunidade. #Vergonha”

Polêmica

Moradores se manifestaram com relação ao ato de vandalismo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)Moradores se manifestaram com relação ao ato de vandalismo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Moradores se manifestaram com relação ao ato de vandalismo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais).

Nas redes sociais, a situação dividiu a opinião dos moradores de Candeias. “Ô povo ignorante sem cultura. Pelo meno respeite o trabalho dos profissionais ou artistas como achar melhor. Esse comportamento só confirma que Candeias tem que permanecer como está”, escreveu um deles.

Por outro lado, alguns reclamaram da postura da prefeitura com relação à escolha do grupo escolhido para fazer as artes do projeto.

“Tome vergonha na cara, Prefeitura, vcs apoiam o BTC pq é enquadrado e enlatado, mas qualquer artista que se expresse de maneira independente e fora de preceitos legalistas vcs condenam. Quem quiser que coma o H de vcs [que aceite a justificativa]”, publicou outro.

G1 tentou contato com a Secretaria de Cultura da cidade de Candeias, mas não conseguiu falar até a publicação desta reportagem.

Muros do projeto antes de serem vandalizam (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)Muros do projeto antes de serem vandalizam (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Muros do projeto antes de serem vandalizam (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Fonte: G1 nordeste


3 respostas para “Grafite de projeto cultural com mais de 150 artistas é apagado com tinta branca na Bahia e prefeitura repudia vandalismo”

  1. Luna Cruz

    Que pouca vergonhaaaaaa… chamar uma arte linda dessa de vandalismo!! Ridículo deixar uma cidade sem vida!! Gastar com tinta branca… podendo ajustar coisas mais necessárias com essa tinta. Cidade atrasada Por ignorância e incompetência de uma gestão retrógrada !! Aqui na minha Cidade natal e na cidade que moro desde que nasci, (Juazeiro-Ba e Petrolina-Pe) as próprias prefeituras contrataram artistas pra darem vida e alegria nos muros sem vida de principais partes da cidade.
    Numa parede na orla 2 da Cidade de Juazeiro-Ba, tem uma linda arte com o nome da cidade numa parede que era branca e sem vida… em Petrolina-Pe na parede da Celpe beirando a orla 2 tem imagens de carrancas grafitadas… uma linda historia cultural da cidade. Processar quem deu vida numa parede “morta” eh no mínimo PALHAÇADA!!

  2. Luna Cruz

    Cancela pq entendi agora… pintaram de branco e a prefeitura chamou de vandalismo o ato de pintaram de branco as artes. Neste caso peço perdão pela má interpretação!! A prefeitura tá de parabéns neste caso!! Não posta isso.

  3. Luna Cruz

    Ridículo o que fizeram com as artes… só pode ser INVEJA do talento dos artistas!! Muito triste isso!!