Motoristas que utilizam o sistema Ferry-Boat para viajar nesta quinta-feira (29), véspera do feriado da Semana Santa, enfrentam espera de duas horas no terminal de São Joaquim, na capital baiana.
De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a fila de embarque para veículos complica o trânsito na Avenida Oscar Pontes, no bairro da Calçada, e chega nas imediações do Colégio Estadual Landulfo Alves.
A previsão da Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, é de que o movimento de saída da capital se intensifique durante a tarde. No sentido inverso, da Ilha de Itaparica para Salvador, motoristas encontram embarque imediato.
Os pedestres que fazem a travessia nos dois terminais, São Joaquim (capital) e Bom Despacho (ilha), não encontram fila para viajar. Cinco ferries estão em operação e saem a cada uma hora. Segundo a Internacional Travessias, a cada duas horas, um ferry extra sai dos dois terminais.
Lancha
A travessia Salvador-Mar Grande também deve ter movimento intensificado durante a tarde, conforme espera a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia).
Além disso, o sistema tem horário reduzido nesta quinta (29), por conta da maré baixa. Da capital para Mar Grande, as saídas serão até 17h30. Da ilha para Salvador, funcionará até 18h.
No início da manhã, entre 6h30 e 9h, a travessia também parou por conta da baixa da maré. Por conta disso, houve aumento na concentração de passageiros, que já foi controlado.
Dez embarcações estão em tráfego para atender a demanda dos usuários. Segundo a Astramab, as saídas ocorrem a cada 30 minutos e o tempo deve reduzir para 15, conforme o movimento de passageiros.
Para o Morro de São Paulo e Passeio às Ilhas, a previsão é de lotação completa dos catamarãs. As próximas saídas ocorrem às 10h30, 13h e 14h30 nos dois sentidos.
Fonte: G1 nordeste