Consórcio muda roteiros e horários de ônibus no Grande Recife para beneficiar estudantes universitários

O Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus, anunciou mudanças em roteiros e horários de linhas de coletivos. As alterações, que entram em vigor a partir da segunda-feira (12), pretendem ampliar o atendimento a universitários, das 21h às 23h.

Na segunda-feira (12), entram em vigor mudanças nas seguintes linhas: 110 – Ibura/Ipsep e 1903 – Araçoiaba/TI Igarassu. Na sexta-feira (16), a alteração contempla a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá.

Na linha Ibura/Ipsep haverá acréscimo de atendimentos na Avenida Pinheiros, nos dias úteis. Serão contemplados os coletivos que começam a circular às 20h50, 21h30, 21h55 e 22h25.

O objetivo é beneficiar os estudantes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Não haverá mudanças nos demais horários.

A linha Araçoiaba/TI Igarassu sofrerá uma mudança no último horário de saída do terminal. Em vez de deixar o TI às 22h55, o coletivo sairá às 23h20.

Com isso, os estudantes do Recife, Olinda e Paulista terão mais tempo para chegar ao Terminal Integrado de Igarassu e embarcar nas linhas alimentadoras do TI. Os municípios ficam na Região Metropolitana.

Na sexta, durante todo o dia, o ônibus da Linha CDU/Boa Viagem/Caxangá deixa de trafegar pela Rua Pampulha e passa a circular pelas Ruas Cachoeira e Jamaica. O objetivo é contemplar os alunos da Faculdade Boa Viagem, no bairro do Ipsep, na Zona Sul da capital.

O novo percurso será o seguinte: Rua Jean Émile Favre, Rua Cachoeira, Rua Jamaica, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Praça Ministro Salgado Filho (pista leste).

Estudo

De acordo com o Grande Recife, a mudança teve como base um estudo de origem e destino feito pela prefeitura, em 2016. A pesquisa entrevistou 84 mil pessoas que usam ônibus.

Desse total, 3,6% das pessoas informaram deixar o trabalho entre 22h e 23h. Entre os estudantes de universidades, o percentual chegou a 34,7%.

Para tirar dúvidas ou apresentar e reclamações, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

Fonte : G1 nordeste