Estão abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para 2,3 mil vagas em cursos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano), que oferece cursos para jovens de 18 a 29 anos em 46 escolas da rede municipal de ensino. A partir do sábado (24), começa um mutirão para inscrever os interessados nas aulas das áreas de administração, turismo e alimentação, incluindo o público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT).
No sábado (24), o mutirão acontece na Praça do Jordão Baixo e no terminal do bairro, na Zona Sul do Recife. No domingo (25), o cadastro ocorre no Mercado de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital, e na orla, partindo de Brasília Teimosa até a Praça de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Em todos os dias, o atendimento acontece das 8h às 13h.
Na segunda (26), o mutirão é feito por profissionais do Centro LGBT no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Na terça (27), o cadastro acontece na Mustardinha, também na Zona Oeste da cidade. Nos dois dias, o atendimento também acontece das 8h às 13h.
Segundo a administração municipal, o mutirão da segunda (26) e da terça (27) acontece para incentivar a escolarização da comunidade LGBT, já que 80% dos transexuais atendidos no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife, na Boa Vista, no Centro da capital, possuem nível de escolaridade considerado baixo.
Além de trans, podem se inscrever gays, lésbicas, bissexuais e travestis que não concluíram o ensino fundamental. Os computadores do Centro LGBT também serão disponibilizados para as inscrições durante o prazo para o cadastro.
Como se inscrever
Os interessados podem reservar as vagas através da internet, mas, após o procedimento online, é necessário validar a matrícula presencialmente no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife; ou no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade.
Para a matrícula, efetuada presencialmente, é necessário levar originais e cópias de documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Na ocasião, o estudante precisa apresentar o comprovante de reserva de matrícula ou o número de protocolo gerado no ato da reserva.
A formação do ProJovem dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do ensino fundamental, o programa oferece qualificação profissional certificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Fonte: G1 nordeste