Operação Carnaval 2025: Samu Ceará atenderá população no período festivo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará irá atuar no período de Carnaval atendendo à população com a Operação Carnaval 2025. O objetivo é agir com rapidez e qualidade no atendimento das ocorrências.

O plano Operação Carnaval do Samu Ceará disponibiliza ambulâncias em locais estratégicos, como na BR-116, na CE-040 e na BR-020 e 222, onde há uma maior intensidade de veículos e número de eventos próximos.

Agentes de segurança das Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE) irão acompanhar as ações dos profissionais do Samu Ceará.

Na operação do ano passado, cerca de 1.528 ocorrências foram atendidas pelo Samu Ceará entre sexta-feira e a Quarta-feira de Cinzas.

Orientações para aproveitar o Carnaval em segurança

Há um maior risco de acidentes devido ao período chuvoso. Além das equipes de polícia rodoviária, agentes de segurança da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também irão fortalecer a ação nos pontos estratégicos.

É recomendado não misturar direção e bebidas alcoólicas, e caso o motorista tenha feito o consumo de álcool, é necessário procurar outros meios de transporte. O calor e esforço físico podem ajudar na desidratação, por isso também é importante manter-se hidratado.

“Se você estiver bebendo, evite locais de banho, pois isso pode lhe colocar em uma situação vulnerável, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas”, é o que explica o superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho.

Ainda conforme Nilson, o uso do protetor solar é importante, já que os foliões irão se expor a grandes períodos sobre o sol. “Evite aglomerações e principalmente se divirta com segurança”, orienta.

O Samu 192 Ceará cobre 183 dos 184 municípios do Estado e pode ser acionado para ocorrências consideradas de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, entre outros.

O número de contato é o 192 e funciona de forma gratuita. Ao ser atendido, o médico passará as devidas orientações e uma ambulância ou aeromédico será enviado ao local.

Por Bárbara Mirele/O POVO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos