Fortaleza recebe na sexta voo de brasileiros deportados dos EUA

Fortaleza deve receber nesta sexta-feira (7) um novo voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos da América. O número de passageiros não foi divulgado.

É o segundo grupo que retorna desde o início da gestão de Donald Trump frente à Casa Branca. No primeiro, eles desembarcaram em Belo Horizonte, mas o governo Lula decidiu mudar para a capital cearense para que cidadãos não sobrevoem território nacional algemados.

O governo Trump, presidente dos Estados Unidos, adotou o procedimento de algemar todos os deportados durante o voo de volta à nação dos imigrantes, mesmo os que não cometeram crimes.

De acordo com fontes ouvidas pelo g1 Minas, a decisão da chegada por Fortaleza foi sugerida pelo próprio presidente Lula (PT), em uma reunião no Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (3).

Um novo encontro para definir os detalhes logísticos da chegada do voo e da assistência aos brasileiros deportados deve ser realizada nesta terça-feira (4), já com a presença de representantes de autoridades locais do Ceará e de outros órgãos do governo federal.

Nessa reunião também deve ficar definido se a chegada por Fortaleza valerá apenas para o voo previsto para esta sexta ou para todos os outros com deportados que chegarão dos EUA a partir de agora.

No último dia 24, o primeiro voo com deportados da gestão de Donald Trump chegou ao Brasil em meio a polêmicas sobre as condições as quais o grupo foi submetido ao longo do trajeto.

Os 88 brasileiros que chegaram nesse primeiro voo desembarcaram algemados. Segundo a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes é uma praxe em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil, pois os deportados não são prisioneiros.

Por g1 CE


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos