Continuam sendo realizados os preparativos para a Devoção da Santa Cruz da Baixa Rasa, celebração que acontece há 110 anos no Crato e que se tornou uma tradição, atraindo centenas de pessoas ao coração da Floresta Nacional do Araripe (Flona). O evento conta com o apoio da Prefeitura do Crato, com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, e acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 7h30, com a concentração dos cavaleiros em frente à capela do Lameiro.
Na última semana, forças de segurança, meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos e o turismo estiveram reunidas para traçar a organização, com familiares dos precursores das atividades religiosas. Tanto que este ano, a família está resgatando o contexto religioso para o nome da celebração.
“Estamos trazendo o contexto religioso, porque é uma devoção, que pode ter esse aspecto de festa religiosa”, explica Aline Silva, trineta de Petrinha, senhora que iniciou a celebração. “Em 1914, a minha trisavó Pretinha fez uma promessa para o comboieiro que foi encontrado morto em cima da Flona, e por ela ter se valido dele, alcançou a promessa de salvar a nossa região de uma peste que matou milhares de pessoas. A partir do dia 25 de janeiro de 1915, começou a devoção da reza do terço da famílias e até hoje continua essa tradição”, completou.
Deixe um comentário