Mais Infância Ceará é destaque em intercâmbio com alunos de Harvard

O programa, coordenado pela SPS, tem se destacado por promover melhorias significativas no desenvolvimento infantil, tornando-se um modelo de impacto social e promoção de saúde 

Alunos de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade de Harvard estão conhecendo iniciativas implementadas no Ceará como parte da 17ª edição do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, realizado pela quarta vez no Estado. A Secretaria da Proteção Social (SPS) é uma parceira chave na colaboração entre Harvard, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas públicas.

Na última sexta, alunos realizaram visita técnica a equipamentos vinculados à SPS, aprofundando-se em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil, saúde e assistência social, e adquirindo uma perspectiva prática do que é realizado no Ceará. Os equipamentos escolhidos foram o Complexo Social Mais Infância e Cidade Mais Infância, que integram o programa Mais Infância Ceará. Durante as visitas, os alunos puderam compreender a aplicabilidade e os resultados dessas políticas.

A professora da UFC e cientista-chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Márcia Machado, destacou que a avaliação das políticas tem mostrado resultados positivos, especialmente na melhoria das relações de parentalidade. “É uma intervenção que traz benefícios não apenas para as crianças, mas também para o fortalecimento das relações familiares e para o ciclo de vida como um todo”, afirmou.
Ao final do curso, os alunos apresentam projetos que refletem as vivências práticas e as novas perspectivas adquiridas durante a imersão nas políticas públicas do Ceará.

Para o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, a parceria entre as instituições envolvidas é fundamental para fortalecer o diálogo entre teoria e prática nas políticas públicas. “A oportunidade de ver, na prática, como as políticas públicas do Ceará impactam diretamente a vida das crianças e famílias é uma experiência valiosa para os alunos. Isso ajuda a consolidar o conhecimento acadêmico e proporciona uma visão mais ampla das realidades sociais que essas políticas buscam transformar”, declarou.

Cavalcanti também ressaltou a importância do Mais Infância Ceará, que tem contribuído para a redução das desigualdades e promovido o desenvolvimento integral das crianças, com foco em educação, saúde, segurança alimentar e bem-estar familiar. “O programa é um modelo de política pública que integra diversas áreas de atuação e serve de referência para outros estados e países”, concluiu o secretário.

Por SPS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos