A postagem de um jornalista da Eslováquia afirmou que foi a “maior queda em alcance orgânico no Facebook” já registrada
Desde a semana passada, alguns sites de notícias do mundo tiveram uma queda na audiência por causa de um teste realizado pelo Facebook em seis países. As verificações são restritas apenas a pequenas países da América Latina, Europa Oriental e Sul da Ásia.
Na Eslováquia, o jornalista Filip Struhárik fez um alerta na rede social sobre o assunto. A repercussão tomou uma proporção maior do que o imaginado. O diretor mundial do feed de notícias, Adam Mosseri, foi forçado a responder aos questionamentos.
A postagem do jornalista afirma que foi a “maior queda em alcance orgânico no Facebook” já registrada. Segundo informações da Folha de S. Paulo, curtidas, comentários e compartilhamentos tiveram uma queda brusca para menos da metade das interações nas 60 maiores páginas de mídia do país.
A opinião de alguns editores é que, após o episódio, ficou constatado que poderá ser necessário um pagamento ao Facebook para se manter no feed de notícias. Outra comporvação é que veículos menores desaparecerão mais facilmente.
Em resposta ao “post” de Struhárik, Mosseri esclareceu informando que “não é um teste global e não há planos para que seja”. Logo depois, ele acrescentou que “não existem planos no momento para cobrar das páginas por sua distribuição no feed de notícias”.
Notícias ao minuto