Parceria entre Governo do Ceará e China possibilita curso de qualificação em matemática para professores do Estado

São 655 professores de matemática do Ceará que estão participando do curso, além de docentes de mais sete estados do Nordeste e também da Indonésia

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da abertura do Projeto de Treinamento On-line para Professores de Matemática do Ensino Médio, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Escritório de Assuntos Estrangeiros de Xiamen, na China. Essa ação será uma ponte de colaboração educacional, que beneficiará os professores cearenses e, consequentemente, os estudantes.

“A matemática e o raciocínio lógico são pilares essenciais para a sociedade moderna, e seu papel no futuro será ainda mais significativo. O domínio da matemática é fundamental para enfrentar desafios globais em áreas como saúde, meio ambiente e tecnologia. Estudos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) destacam que a formação em matemática é crucial para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, destacou Elmano de Freitas.

Este projeto contará com a participação de mais de 3.000 professores de matemática de oito estados do Nordeste brasileiro (Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Sergipe) e da Indonésia. Será uma oportunidade para os educadores aprimorarem suas habilidades e técnicas de ensino.

“Durante as próximas 10 semanas, eles terão acesso a um conteúdo inovador e uma metodologia que combina teoria e prática, com o suporte das mais modernas tecnologias educacionais”, completou o governador.

São 655 professores de matemática do Ceará que estão participando do curso. A secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, avalia que a educação do Ceará é referência no Brasil, e ressalta que a parceria com a China trará ainda mais ganhos para professores e alunos. “É um momento muito importante para os nossos professores que trabalham diretamente com a matemática. Nós sabemos que matemática é um desafio para o mundo todo, não só para nós. Queremos incentivar cada vez mais a formação do professor e da professora, o que também, claro, vai contribuir com a aprendizagem dos nossos estudantes”.

Quem também esteve presente na Aula Inaugural foi a titular da Secretaria das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, que ressaltou a relação entre o Estado do Ceará e a China, que sempre tem resultado em ganhos. “O Ceará tem uma relação de cooperação, principalmente com a China, através da província de Fujian, que também é um estado irmão nosso, e eles têm cooperado conosco em várias áreas. Especificamente hoje [nesta quarta-feira], nós vamos iniciar um curso para a formação de professores de matemática do Ensino Médio. É um passo muito importante para a qualificação. Nesse mundo em que a gente vive, de tecnologia, de inteligência artificial, ter o raciocínio lógico, ter uma boa base de matemática, é pressuposto para tudo, inclusive para as carreiras profissionais na área técnica”.

Participaram também a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, e lideranças do Escritório de Assuntos Estrangeiros de Xiamen, na China.

Por Antonio Cardoso e Roberto Leite