Dois dias após o resultado das eleições municipais em Fortaleza, o atual prefeito, José Sarto (PDT), ainda não se pronunciou e não fez qualquer manifestação sobre a votação deste domingo (6). Ele também evitou qualquer declaração sobre a gestão da capital cearense. O candidato ficou em terceiro lugar e foi o primeiro prefeito da capital a tentar reeleição e não conseguir um segundo mandato.
Ciro Gomes e Roberto Cláudio, principais apoiadores de José Sarto na campanha, também se mantiveram em silêncio.
Até a manhã desta terça-feira (8), não houve nenhuma publicação nas redes sociais do prefeito. As últimas atualizações foram publicadas ainda no domingo (6), com conteúdos sobre o dia de votação, antes dos resultados das urnas.
Na tarde e na noite do domingo, o candidato não compareceu à sede do comitê, não deu entrevista nem enviou comunicado oficial sobre o resultado.
Na capital, as eleições serão disputadas no segundo turno pelos candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Depois da derrota, Sarto não compareceu ao comitê de campanha, não enviou nota à imprensa nem se manifestou pelas redes sociais.
Confira o resultado completo:
- André Fernandes (PL): 40,20%
- Evandro Leitão (PT): 34,33%
- José Sarto (PDT): 11,75%
- Capitão Wagner (União): 11,40%
- Eduardo Girão (Novo): 1,06%
- Técio Nunes (Psol): 0,64%
- George Lima (Solidariedade): 0,49%
- Chico Malta (PCB): 0,09%
- Zé Batista (PSTU): 0,04%
Na manhã do domingo, antes do resultado da eleição, Sarto deu entrevista após votar em uma escola municipal no bairro Luciano Cavalcante. Ao lado de apoiadores, o prefeito disse aguardar o resultado do pleito.
“Eu aguardo a parceria por Fortaleza. Quem tem amor por Fortaleza deve colocar todos os seus projetos pessoais no bolso e mostrar, é hora de mostrar esse amor por Fortaleza. (…) Onde a gente anda, tem uma marca da Prefeitura. Fiz o passe livre, fiz o tijolinho, três hospitais, 24 novos postos de saúde. Então é um sentimento que me dá muita alegria”, disse em entrevista à TV Verdes Mares na manhã do domingo.
Durante a tarde, apoiadores foram até o comitê de campanha de Sarto, no bairro Cocó, para aguardar a apuração dos votos. Com pouca movimentação, o comitê foi esvaziando logo após a confirmação de que Sarto ficou fora da disputa no segundo turno.
Desempenho nas pesquisas
O desempenho de Sarto nas urnas foi inferior ao mostrado nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo instituto Quaest, que já apontavam a piora do desempenho dele na disputa.
O último levantamento, divulgado no sábado (5), mostrava que Sarto tinha 14% das intenções de voto. No domingo (6), ele teve 11,75% dos votos válidos.
Uma das expectativas sobre o pronunciamento de Sarto é sobre quem receberia um possível apoio do prefeito para a disputa do segundo turno: André Fernandes (PL) ou Evandro Leitão (PT).
Por g1 CE