O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alerta para o aumento no número de incêndios em veículos no Estado do Ceará. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas 399 ocorrências, um aumento de 11,14% em comparação ao mesmo período de 2023. Setembro foi o mês com maior número de casos, registrando 55 incêndios em veículos.
Os dados indicam uma tendência de alta. Em 2023, foram contabilizados 470 incêndios em veículos, contra as 442 ocorrências registradas em 2022. Em 2021, foram 336 e 396 em 2020. Por isso, o CBMCE reforça a importância da prevenção e lista algumas medidas essenciais. “A manutenção preventiva, tanto da parte elétrica quanto mecânica, é crucial para evitar curtos-circuitos, vazamentos de combustível e outros problemas”, recomenda.
“Fumar dentro do veículo é extremamente perigoso e configura uma das principais causas de incêndio. Nunca transporte combustíveis, produtos químicos ou outros materiais inflamáveis dentro do veículo. Evite estacionar em locais com risco de incêndio, como próximo a materiais inflamáveis, ou com pouca ventilação, e evite também a exposição prolongada ao sol”, complementa o CBMCE.
“Certifique-se de que não há nenhuma fonte de calor ligada, como rádio, ar-condicionado ou carregadores de celular ao sair do veículo. Em caso de incêndio, mantenha distância segura e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana”, instrui os bombeiros.
“A prevenção é fundamental para garantir a segurança de todos. Adotar medidas simples, como as listadas acima, pode fazer a diferença na proteção de vidas e patrimônios. Atitudes preventivas e cuidados básicos podem reduzir significativamente os riscos de incêndios em veículos. “A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Faça a sua parte!”, conclui.