A Universidade Regional do Cariri (Urca) concedeu na última segunda-feira, 16, o Título de Doutor Honoris Causa ao cineasta e escritor, Antônio Rosemberg de Moura, Rosemberg Cariry, também dramaturgo, roteirista, documentarista, produtor e poeta. Destacado como um artista plural, a cerimônia de outorga foi presidida pelo Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, e contou com a presença de mestres da cultura, a exemplo do Mestre Aldenir, um dos artistas encantados do reisado e documentado pelo laureado da noite, além de mestres penitentes, das incelenças de Barbalha, reisado, maneiro-pau, de quadrilhas, músicos e intelectuais da região e do Ceará.
A apresentação do evento foi realizada pelo ex-reitor da URCA e professor, Patrício Melo, que destacou a trajetória de Rosemberg Cariury e importantes trabalhos desenvolvidos no âmbito do cinema, documentários, e livros publicados, com grandes personalidades da cultura, a exemplo do cratense Cego Aderaldo, e a rica e encantada riqueza regional.
O Reitor Carlos Kleber definiu o artista multifacetado, de muitas habilidades, “um escritor exímio, da história e da cultura do Cariri, que representa Rosemberg Cariry”. O Título foi proposto pelo Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais do Cariri – Ipesc, da URCA, em conjunto com outros institutos atuantes na região, como o Instituto Cultural do cariri – ICC, o Instituto Cultural do Vale do Cariri – ICVC, entre outros. Carlos Kleber ainda parabenizou o Conselho Universitário, presente na solenidade, por conceder o título, em sessão presidida na oportunidade da aprovação, pelo então Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior.
Origem do cineasta e artista multifacetado
Antônio Rosemberg de Moura nasceu em Farias Brito, no ano de 1953. Teve a infância influenciada pelas tradições populares e religiosas locais, levou para as telas de cinema e os livros, o Cariri e a sua cultura, através de um vasto material de pesquisa, divulgando assim esse importante tesouro, que representa esse grande caldeirão cultural.
O Título de Doutor Honoris Causa reconhece a relevância do trabalho de Rosemberg Cariry, para a preservação dessa importante memória da arte e da cultura regionais. O desaparecimento de muitos registros dessa tradição, levou o pesquisador e ter a dedicação de uma vida para garimpar, através das suas pesquisas e registros, a obra de muitos dos mestres da cultura, poetas como Patativa do Assaré, entre muitos outros artistas.
A cultura que vem dos avós, com os relatos da tradição, marca profundamente a trajetória de Rosemberg Cariry. São centenas de publicações, pesquisas, estudos, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção com a temática nordestina. No Crato, teve uma importante participação nos anos 70 nos movimentos artísticos, com lançamento da revista Nação Cariri, de onde também se originou o seu pseudônimo.
Rosemberg agradeceu a honraria que foi também festejada pela área artística. “Aqui, tive a oportunidade de conviver com grandes mestres dos saberes, tanto da cultura popular quanto da cultura letrada e que foram fundamentais para o meu desenvolvimento como escritor, artista e cineasta”, disse. Ele também lembrou da importância da ex-reitora da URCA e ativista cultural, Violeta Arraes, e sua relevância marcante, em determinado momento, sendo responsável pelo seu retorno da França para o Cariri, onde assumiu a Secretaria de Cultura do Crato.
Rosemberg Cariry levou a região para o Brasil e o exterior, com os seus vastos e encantados personagens da arte. Com uma bandeira social do Brasil profundo e encantado, resgatou a força do cinema nacional, com o filme que marca o retorno da sétima arte, Corisco & Dadá, premiado em vários festivais nacionais e internacionais, e se preocupou promover um registro que eleva e transporta o Cariri e o seu caldeirão cultural para tempos imemoriais.