O Governo do Ceará deu um passo importante na ampliação do incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação.
Nesta terça-feira (17), a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o Projeto enviado pelo Governo do Estado que visa fortalecer as medidas de fomento à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no Ceará. O fortalecimento se dará, especialmente, a partir da criação de instrumentos e ambientes adequados para o estímulo e a prática da pesquisa e inovação.
A promoção da eficiência do ambiente produtivo, com reflexo nas políticas públicas e nas ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico cearense está no alvo da proposta.
Entre outros, a medida deve observar princípios como o incentivo, o apoio e a integração dos inventores independentes às atividades das instituições científicas, tecnológicas e de inovação e ao sistema produtivo; a atratividade de instrumentos de fomento e de crédito; promoção da cooperação e interação entre os entes públicos, assim como com o setor privado e entre empresas, para exemplificar.
“A atualização da política de inovação e acesso aos incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico é necessária para a manutenção do crescimento do Estado, com atração de novos negócios e investimentos, geração de empregos e aumento da competitividade no mercado, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população”, aponta o Governo do Ceará, na proposição aprovada na Assembleia.
Por Antonio Cardoso