O tempo deve permanecer estável em todo o território cearense pelo menos até esta quarta-feira, 18, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Sem expectativa de chuvas, o Estado deve chegar ao quinto dia consecutivo sem precipitações.
Pela previsão, Ceará pode alcançar o 17° entre 18 dias do mês de agosto sem chuvas. No período, a única cidade a registrar precipitações foi São Benedito, quando acumulou 1,4 milímetros (mm) na última sexta-feira, 13.
Em agosto do ano passado, mês que ficou abaixo da média histórica de 1,5 mm para os 31 dias, apenas seis dias não tiveram chuvas.
As condições climáticas favorecem o aumento das temperaturas em todo o Estado. Até quarta, 18, os termômetros podem atingir 39°C nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Vale do Jaguaribe. Nas demais localidades, as máximas podem variar entre 33°C e 37°C.
O tempo seco também é um alerta para o Centro-Sul do Estado, onde os medidores de umidade relativa do ar devem ficar entre 20% e 35%.
Para o litoral são esperadas grandes rajadas de vento, com correntes de até 60 quilômetros por hora (km/h). A direção predominante esperada é de Leste-Sudeste, podendo atingir também as áreas serranas.
O tempo seco, caracterizado pela ausência de chuvas e baixa umidade do ar é característico do Ceará neste período do ano. Somadas às rajadas de vento, as condições são típicas do B-R-O BRÓ, período que compreende os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro no Ceará.
Por Kleber Carvalho/O POVO