Governo do Ceará chega na reta final de virtualização dos processos administrativos e economiza cerca de R$ 600 milhões

Cerca de 98% dos novos processos dos órgãos estaduais passaram a ser cadastrados no Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), representando redução de despesas com papel, contratos de impressão, energia elétrica, manutenção de equipamentos e armazenamento de documentos físicos.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), está na reta final de virtualização dos processos administrativos e já colhe resultados significativos. Com a implementação do Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), 98% dos novos processos abertos em julho deste ano já foram cadastrados no sistema, utilizando o Número de Protocolo Único (NUP). Essa iniciativa abrange toda a estrutura do Executivo Estadual, incluindo autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, além de órgãos de outros poderes.

Até o momento, o Estado já contabiliza 1,3 milhão de processos virtuais no sistema, o que representa uma economia estimada de 282 toneladas de papel e cerca de R$ 600 milhões aos cofres públicos. A estimativa leva em consideração despesas com papel, contratos de impressão, energia elétrica, manutenção de equipamentos e armazenamento de documentos físicos – envolvendo a logística de higienização, conferência, encaixotamento, catalogação, organização, recuperação, transporte, infraestrutura e pessoal.

O titular da Seplag, Alexandre Cialdini, comemorou o marco obtido pela pasta. “Com quase 100% de todos os processos dos órgãos integrados ao Suite, o Governo do Ceará reafirma seu compromisso com a transparência na gestão pública, a modernização administrativa e a oferta de melhores serviços ao cidadão. Há ganhos em simplicidade e agilidade na tomada de decisões, além de uma economia expressiva, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.”

A implementação do Suite não apenas simplifica os procedimentos internos, mas também promove maior celeridade, rastreabilidade e controle sobre as atividades administrativas do Governo. Isso significa que a quase totalidade dos processos administrativos é conduzida de forma eletrônica, eliminando burocracias desnecessárias e aprimorando a eficiência na administração pública.

Implantação de processos sigilosos

A partir de 1º de setembro, os novos processos sigilosos deverão ser abertos exclusivamente no Suite.

Mais sobre o Suite

O Suite é uma solução que otimiza a gestão e tramitação dos processos administrativos eletrônicos em uma única plataforma, substituindo o sistema anterior (Virtualização de Processos – ViProc) e integrando-se ao portal Ceará Digital e aos sistemas setoriais para abertura e acompanhamento dos andamentos.

Por: Raquel Mourão/Seplag