MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Luís Celestina em Penaforte

Por Agência News Cariri

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou nesta terça-feira (20) a suspensão da candidatura de Luís Celestina (PSB) à prefeitura de Penaforte, no Cariri.

O pedido ocorreu após o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) analisar e rejeitar as contas de 2011, quando na época Celestina era prefeito do município.

Em 2011, o TCE julgou as suas contas como irregulares. Luís Celestina foi prefeito de Penaforte entre 2009 e 2016 e esse ano tenta entrar novamente na política como candidato a prefeito.

O MPE aponta que o processo que pode tornar o candidato inelegível está relacionado à Tomada de Contas Especial nº 26901/2019-6, que identificou a má utilização de recursos públicos.

Conforme a apuração feita pela redação do News Cariri, a denúncia foi feita pelo Sindicato dos Servidores do Município. Os servidores alegam o pagamento de gratificações ilegais de horas extras ao sobrinho de Celestina, Wescley Fernandes Lima.

O julgamento das contas irregulares e a dilapidação de recursos públicos são as principais razões que ameaçam a candidatura de Luís Celestina, com base na Lei da Ficha Limpa.