O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu a impugnação da candidatura a vice-prefeito do ex-vereador Ronivaldo Antônio de Souza (PSB), em Jati. Ele compõe a chapa encabeçada por Toim de Neta (PSB).
O fato de Ronivaldo figurar a lista dos “fichas-sujas” do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) o enquadra na Lei das Inelegibilidades Eleitorais, tornando o ex-vereador inapto a disputar cargos públicos.
Ronivaldo já foi presidente da Câmara Municipal de Jati. As contas de sua gestão à frente do poder legislativo da cidade foram reprovadas e, por isso, não cabe recurso, mesmo com o pagamento das multas impostos pela corte.
A possível impugnação de Ronivaldo impõe mais um obstáculo na tentativa de seu grupo político disputar as eleições. Além das polêmicas e entraves jurídicos envolvendo seus líderes, Toim e a ex-prefeita Neta (PSB), o impedimento surge em meio a uma aceitação popular do trabalho da prefeita Mônica Mariano (PT), que caminha para uma reeleição com recorde de votos.