Com a aproximação das eleições 2024, cidades do interior do Ceará começam a receber as urnas eletrônicas. A operação logística, que começou no final de julho, envolve a distribuição de mais de 25,6 mil urnas eletrônicas para as zonas eleitorais de todo o estado.
A previsão é que o transporte das urnas seja concluído até 30 de agosto, com cinco caminhões percorrendo mais de 50 mil quilômetros de estradas cearenses. Cerca de 20 profissionais estão envolvidos diariamente na operação, monitorada em tempo real para garantir que as urnas cheguem em segurança a seu destino.
Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) optou por realizar a logística de distribuição das urnas com recursos próprios e parcerias, uma decisão que resultou em uma economia significativa para os cofres públicos.
“O fato de estarmos realizando essa distribuição pela primeira vez com os nossos próprios meios ou parcerias do TRE gerou uma economia de cerca de R$ 700 para os cofres públicos”, afirmou Pedro Bruno Trigueiro, diretor-geral do TRE-CE. Trigueiro também destacou o empenho do Tribunal em aprimorar os processos de preparação para as eleições, visando um pleito eficiente e seguro.
Segurança reforçada
Os caminhões que transportam as urnas são trancados, lacrados, e acompanhados por escoltas, além de serem monitorados pela Polícia Judicial com o apoio das Forças de Segurança, garantindo a integridade dos equipamentos até sua chegada às zonas eleitorais.
As urnas estão sendo armazenadas em oito Centros de Armazenamento e Manutenção de Urnas Eletrônicas (CAMU) estrategicamente localizados em Fortaleza, Ibiapina, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral e Tauá. Desses centros, as urnas são distribuídas para as sedes das 109 zonas eleitorais, que abrangem todos os municípios cearenses.
Com as urnas eletrônicas a caminho, a contagem regressiva para as Eleições 2024 já começou, e o Ceará se prepara para mais uma vez exercer a democracia com segurança e eficiência.
Fonte: G1 CE