Visando prevenir incêndios e garantir a segurança no interior das residências particulares, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) traz dicas para os moradores, visando garantir a instalação correta de chuveiros elétricos.
O CBMCE destaca, primeiramente, o dimensionamento adequado da fiação elétrica usada na instalação do equipamento. Assim, reduz o risco de superaquecimento. Ainda no processo de instalação, é importante a escolha de um disjuntor exclusivo e compatível com a potência do aparelho, além de garantir o aterramento elétrico, que irá proteger contra choques e curtos-circuitos.
Um dos principais riscos relacionados aos chuveiros elétricos é a proximidade com a água. Desta forma, é de extrema importância manter a fiação elétrica longe do contato com a água, bem como isolar devidamente a fiação e instalações. O Corpo de Bombeiros reforça, ainda, a contratação de um eletricista qualificado, para garantir uma instalação segura e conforme as normas técnicas.
Por fim, é necessário realizar, regularmente, inspeções e manutenções preventivas, para que possam ser identificadas irregularidades antes que se tornem perigosas, bem como seguir as instruções do fabricante para assegurar o uso correto e seguro do aparelho. Desta forma, os moradores podem desfrutar o equipamento com tranquilidade e segurança.
Fonte: CBMCE