Santos dominam lista de nomes mais comuns em espaços públicos do Ceará; veja lista

O Ceará possui 177.095 logradouros (o que inclui ruas, avenidas, praças, jardins e outros espaços públicos) sem nomes oficiais, indicam dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14).

No entanto, considerando apenas os locais com nome oficial definido, os santos lideram a lista dos nomes mais populares. E no topo da lista está ninguém o padroeiro do estado, São José. Conforme o IBGE, há, em todo o Ceará, 16.669 locais com o nome do santo adorado pelos fiéis que oram por chuva.

O santo casamenteiro, santo Antônio, aparece em segundo na lista dos nomes mais comuns. Confira o ranking dos nomes mais populares nos logradouros do Ceará:

  • Sem denominação oficial: 177.095
  • São José: 16.669
  • Santo Antônio: 11.204
  • A (‘Rua A’ ou ‘Avenida A’, por exemplo): 10534
  • B: 10.446
  • Principal: 7.063
  • Um (‘Rua Um’ ou ‘Avenida Um’, por exemplo): 6.494

Em todo o Brasil, há 2,7 milhões de ruas, estradas, travessas e rodovias sem nome. Entre os que têm denominação, o termo mais comum é “Principal”, com 226.289 repetições pelo país; “Santo Antônio” em segundo, com 219.377; e “São José”, com 219.139.

Para Gustavo Cayres, analista do CNEFE, a pessoa que mora em uma via sem nome enfrenta uma série de dificuldades, como não conseguir apresentar seu endereço para receber encomendas ou em uma entrevista de emprego.

“Estamos falando de uma provável informalidade, mas isso se relaciona bastante com o poder público municipal que é quem atribui o nome das ruas, os números dos domicílios. Isso acontece em área urbanas em que há ocupação recente e informal”, afirma. “A pessoa chamar o Samu para o lugar onde mora se torna mais difícil”, exemplifica.

Fonte: G1 CE