Nos dias 17, 18 e 19 de maio, aconteceu no Hospital Rogério Couto em Jati, o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, focadas na prevenção da cegueira e no tratamento de condições que afetam a saúde dos olhos. O evento proporcionou tratamentos essenciais para muitas pessoas que necessitavam dessas cirúrgicas, que antes não podiam fazer.
O mutirão começou na sexta, 17, com as avaliações oftalmológicas realizadas pela manhã, essas avaliações são importantes para diagnosticar as cirurgias necessárias. Na parte da tarde, foram realizadas 30 cirurgias de pterígio, condição que pode causar irritação ocular, quando não tratada, pode causar complicações severas.
No domingo, 19, o foco foram as cirurgias de catarata, uma das principais causas de cegueira reversível, nesse dia, 80 pacientes realizaram a cirurgia. Nos três dias, foram realizadas mais de 100 cirurgias, contabilizando 110 procedimentos durante o mutirão, que foi conduzido por uma equipe médica com 11 pessoas, dentre eles, 4 médicos cirurgiões.
A realização de eventos como este reforça mais ainda o compromisso da gestão com a saúde, garantindo que todos tenham acesso a tratamentos que podem transformar vidas.