Por Leonardo Henrique
Neste domingo (19), o autônomo Rilber Lima (@rilberlima) comemorou 27 anos de idade. Natural e morador da cidade do Crato, no Cariri, ele passou este aniversário auxiliando nas buscas e nos resgates das vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Desde o último dia 13 de maio, Rilber atua de forma voluntária na retirada de famílias e de animais que estão ilhados em Canoas. Ele estava em São José do Rio Preto (SP), visitando familiares, quando a tragédia no território gaúcho aconteceu.
Comovido com a situação, Rilber decidiu se unir a um grupo de 38 voluntários, que conseguiu adquirir um barco para resgatar as vítimas. Ao site News Cariri, o cratense diz que, durante as buscas, algumas situações desafiadoras lhe chocaram.
Uma delas foi quando Rilber, ao resgatar um cachorro de dentro de uma casa submersa, encontrou os corpos de cinco pessoas de uma mesma família. “O pai, a mãe e três crianças estavam abraçados. Meu psicológico não suportou”, relembra.
Apesar das inúmeras dificuldades – entre elas, a financeira – para se manter neste trabalho voluntário, Rilber garante que permanecerá no RS até que a situação se estabilize, para depois voltar ao Crato. “Vou continuar aqui, ajudando e salvando a quem precisa”, completa o autônomo.