O centro-norte e o extremo sul do Estado deverão concentrar os principais acumulados de chuva até a quarta-feira, 15, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Para terça-feira, 14, são esperadas chuvas isoladas entre madrugada e manhã ao longo do litoral do estado. Já entre a tarde e à noite, a Funceme aponta possibilidade de chuvas fracas e passageiras na Ibiapaba e no Cariri.
De noite, o Cariri deve apresentar chuvas fracas e passageiras por conta de áreas de instabilidade que poderão se formar no leste do Nordeste e avançar para a região.
Por fim, na quarta, dia 15, a tendência é de céu com variações de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba.
De forma geral, as precipitações esperadas são de fraca intensidade, mas pontualmente podem ser moderadas, principalmente, nas regiões serranas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), não está influenciando as chuvas no estado do Ceará, por conta de sua localização em torno de 3°N. Portanto, as chuvas são devido a efeitos locais, tais como, efeito de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), é uma das principais causadoras de chuva no Norte e Nordeste do Brasil. É uma banda de nuvens que circula todo o globo na região equatorial. Vai de encontro aos ventos alísios e as altas temperaturas do mar também influenciam no posicionamento da ZCIT e na intensidade dela, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Fonte: Jornal O Povo