Ele chegou com o propósito de ser um representante da juventude e conquistou eleitores de diversas classes e anseios. Em sua primeira campanha, na época, aos 23 anos, Wesley Leite movimentou as redes sociais e as ruas, mesmo com as limitações do período – em 2020, o mundo estava em plena pandemia de Coronavírus -, em busca da consolidação de um projeto para Aurora. O candidato a vereador recebeu 384 votos, que lhe garantiram a segunda suplência pelo seu partido, o Republicanos.
Quase quatro anos depois, no último dia 1⁰ de fevereiro, assumiu a cadeira no poder legislativo aurorense. Tido como uma jovem revelação da política local, Wesley vem se destacando por sua combativa atuação, que vem desconcertando alguns dos tradicionais caciques da Câmara, porque, em pouco tempo, o parlamentar conseguiu a implementação de importantes projetos.
Antes disso, ocupou o cargo de Secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Social e foi titular da Secretaria de Esporte e Juventude da Prefeitura de Aurora. As funções, aliás, o tornaram ainda mais próximo daqueles que busca representar e defender: os jovens e demais pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ida para a Câmara de Vereadores fez com que Wesley Leite testasse ainda mais a sua habilidade e promovesse ideias para o bem estar comum e para a transparência do trabalho no legislativo. Em quase dois meses, o vereador apresentou dezenas de projetos de lei, como os que criam as semanas da Mulher e da Juventude em Aurora.
Além disso, outro destaque foi o projeto, ainda em fase de tramitação, que deve modificar o regimento interno da Câmara, fazendo com que as reuniões das comissões internas tenham agendas semanais e sejam transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Casa, o que, na visão de Wesley, despertou o “ódio” dos velhos caciques.
Preocupado ainda com a qualidade de vida dos aurorenses, Wesley Leite fez a indicação para que fossem distribuídas mais de 500 cestas básicas e peixes durante a Semana Santa; solicitou a construção de pontos para mototaxistas e de ônibus para os universitários; sugeriu a realização de viagens com os idosos para Juazeiro do Norte e defendeu a criação de um comitê para ouvir e atender os estudantes de ensino superior.
Todas estas ações consolidaram a liderança do jovem vereador Wesley, que assumiu o posto de líder do prefeito Marcone Tavares (PT) na Câmara Municipal. “Em poucos dias (de mandato), fiz mais que os outros, mas essa é a nossa missão: defender os interesses do povo”, disse.