Pelo menos quatro sítios de Caririaçu estão sem energia desde o sábado, as comunidades de Fortuna, Bananeiras, São Lourenço e Valença estão em completo escuro. A situação está causando prejuízos e inseguranças para os moradores. A comerciante Rita Palmeira, do sítio Fortuna relata a total perda de alimentos, além de não conseguir lucro extra nas festas de carnaval por não poder gelar bebidas. Até resolver o problema, os moradores estão usando velas e lanternas para ter um pouco de luz.
Desde o dia da queda de energia as pessoas tentam entrar em contato com a ENEL, que da um prazo de horas para enviar técnicos para resolver a o problema, mas não apareceu até agora. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, pessoas que tiverem danos causados por falta de energia em casa e nos comércios podem pedir ressarcimento financeiro, o prazo é de até cinco anos do ocorrido.
No final do ano passado, Caririaçu apresentou grande instabilidade na rede de energia elétrica, no período de chuvas, que já é propício a quedas de energia uma árvore caiu ocasionando um apagão geral em toda a cidade. Instabilidade energética no inverno e em períodos chuvosos é comum no município, principalmente na zona rural. Até o fechamento desta matéria a ENEL não se pronunciou sobre o motivo da falta de iluminação ou da demora no atendimento.
Por Maria de Fátima Rodrigues Costa