A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU) iniciará, em fevereiro, durante o período de volta às aula, a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas pactuadas e mulheres em situação de rua cadastradas em equipe de Consultório na Rua (eCR). A ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, parceria entre o município e o Governo Federal, mediante a portaria n° 4072, estabelecida em novembro de 2022.
Segundo Ana Cláudia dos Santos, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), o objetivo do programa é combater a precariedade menstrual, como a falta de acesso a produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação, bem como a escassez de recursos que possibilitem a sua compra. “Com essa distribuição vamos oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações de proteção à saúde menstrual”, explica. Ao todo, são 32 instituições de ensino pactuadas, em nível fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O plano de trabalho para aplicação do projeto foi apresentado no Conselho Municipal de Saúde. “Estamos apenas aguardando o retorno das aulas para iniciar a distribuição, que será feita pela coordenação do PSE”, afirma Evanusia Lima, assessora técnica da SESAU. A distribuição do público do Consultório na Rua será feita por equipes de saúde responsáveis pelo eCR.