Por Agência News Cariri
A Regional de Saúde do Cariri poderá ser desmembrada por conta do número extenso de cidades atendidas, 45 ao todo. O estudo para repartir as superintendências e criar outras duas é feito pelo Governo do Estado do Ceará.
No total, esta regional de saúde abrange, além dos 29 municípios caririenses, outras 16 cidades da região Centro-Sul do estado. Segundo o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, José Araújo Júnior, “é desafiador no Cariri acompanhar os 45 municípios. São exemplos de que temos de desmembrar”.
A atual Regional de Saúde comporta quatro superintendências dos municípios de Crato, Brejo Santo, Icó e Iguatu. Cada região possui uma instituição hospitalar, como é o caso do Hospital Regional do Cariri (HRC), policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Neste sentido, a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, explica o intuito das regionais de saúde. “A regionalização é o caminho e queremos que as regiões se tornem independentes em áreas de saúde”, diz.