Restaurante Popular do Crato fecha 2023 com 144 mil refeições servidas à população de baixa renda

Como único Restaurante Popular em funcionamento no interior do Estado do Ceará, a Prefeitura do Crato fortalece a sua política de segurança alimentar e serve, só em 2023, 144 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos destinados pela gestão municipal para o RU ultrapassaram, só no ano passado, os R$ 900 mil, com recursos próprios.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, afirma que o Restaurante Popular tem sido uma prioridade na atual gestão. “Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas, continuamos atendendo a população mais vulnerável com alimentação saudável e de qualidade”, afirma. O preço simbólico das refeições é de R$ 2,00.

São cerca de 12 mil refeições mensais ofertadas pelo Restaurante Popular, ou seja, 600 por dia. O equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social leva ao público uma refeição nutritiva e supervisionada por nutricionista, com um cardápio variado, rico em vitaminas, proteína e ferro. Garantindo, assim, uma alimentação rica em nutrientes para a população que mais precisa.

O Crato também conta com 14 cozinhas comunitárias, a maior parte aberta no ano passado. As cozinhas são responsáveis, diariamente, pela produção e distribuição de milhares de refeições saudáveis à população em situação de insegurança alimentar. A ampliação veio após o lançamento do Programa Ceará Sem Fome, idealizado pelo Governo do Estado, em parceria com as Prefeituras e gerido através do Instituto Flor de Piqui, no Município.