Por Leonardo Henrique
O senador pelo Ceará, Cid Gomes, e seu grupo de aliados deve se reunir, nesta segunda-feira (18), para definir o rumo partidário a ser adotado, após o desembarque do PDT. A reunião está prevista para às 17h, em Fortaleza.
Dentre os possíveis destinos de Cid e seu grupo, estão o Podemos, o PSB e se fala, ainda, numa possível filiação ao recém-criado Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o Patriota (PATRI) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Na última segunda-feira (11), era para ter ocorrido o encontro que selaria o destino do grupo, que, liderados por Cid, reúne, ainda, cerca de 43 prefeitos cearenses, 10 deputados estaduais e quatro deputados federais. Mas a reunião foi adiada, pois, segundo o senador, faltava realizar contatos com outras lideranças, para que a decisão fosse tomada de forma conjunta.
A articulação é a de que Cid ingresse em um dos partidos levando todo os dissidentes do PDT, que também divergem das posturas adotadas pelo presidente nacional da sigla, deputado federal André Figueiredo, e do irmão do senador, o ex-presidenciável Ciro Gomes.
É possível afirmar, ainda, que, uma vez filiados em alguma das legendas, Cid e seus aliados a transformarão numa das maiores agremiações partidárias no estado do Ceará, preparando o capital político para as eleições de 2024 e encaminhando-a à base aliada do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.