Indicação de Pedro Lobo como pré-candidato a prefeito do Crato é anulada pelo PT Ceará por ampla maioria

Por Agência News Cariri

O diretório estadual do PT no Ceará anulou, por 18 votos a 1, a indicação do vereador Pedro Lobo como pré-candidato a prefeito de Crato. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (13).

Com isso, está adiada a escolha do nome que disputará a sucessão do prefeito José Ailton Brasil, pela legenda petista. No último dia 11 de novembro, o diretório municipal do PT em Crato, onde Pedro Lobo detém maioria, o escolheu como pré-candidato ao Palácio Alexandre Arraes.

Segundo apurado pelo News Cariri, a escolha ocorreu sem diálogo do diretório cratense com os lideres estaduais da legenda. 

O ministro Camilo Santana, por exemplo, não foi consultado sobre a indicação. Nem mesmo o prefeito do Crato, Zé Ailton, participou da reunião que definiu Lobo como possível candidato em 2024. 

Em recente entrevista ao News Cariri, o deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula no Congresso, afirmou que a escolha da candidatura deve passar pelo aval de Camilo, o que ainda não ocorreu. Nos bastidores, petistas de tradição no partido têm criticado o movimento do diretório cratense. 

Os comentários são que a indicação de Lobo foi uma manobra para pressionar o prefeito cratense a antecipar o processo de sucessão, uma vez que o vereador “tem nas mãos” o controle do diretório municipal. A decisão sobre a postulação, contudo, só deve ser oficializada em 2024 e as chances do vereador ser o representante do partido são mínimas.