Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência informou à CNN que a cirurgia será feita pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um procedimento cirúrgico no quadril na próxima semana, em Brasília, no dia 29 de setembro.
A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência informou à CNN que a cirurgia será feita pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos, mas acontecerá na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.
A decisão foi tomada para evitar locomoções no pós-operatório e dar mais conforto ao presidente.
“É uma cirurgia na qual a gente substitui a cabeça do fêmur por uma cabeça protética e é feito um revestimento na região da bacia conhecida por acetábulo, que é onde ocorre o encaixe da cabeça do fêmur na bacia, com uma taça ou uma cúpula acetabular”, explicou Leandro Ejnisman, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, à CNN.
O adiantamento aconteceu a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem enfrentado fortes dores no quadril e deve passar por uma cirurgia na região na próxima semana.
Uma nova data deve ser marcada para depois do tratamento de saúde do presidente.
Segundo fontes, São Paulo é um dos estados em que Lula faz questão de estar presente para lançar o PAC. Ele também quer fazer o lançamento em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Lula decidiu permanecer em Brasília até a cirurgia porque deve definir questões importantes: suas indicações para a Procuradoria Geral da República (PGR) e para o Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento do PAC iria reunir pela primeira vez em uma cerimônia pública em São Paulo o presidente Lula e o governador do estado, Tarcísio de Freitas.
O PAC deve investir mais de R$ 179 bilhões em obras e serviços em São Paulo, entre as principais estão a implantação de túnel Santos – Guarujá, a extensão da Linha 2 Verde do Metrô, Trem de Passageiros São Paulo – Campinas e moradias Minha Casa, Minha Vida.
Fonte: CNN