Por Leonardo Henrique
O deputado federal José Guimarães (PT) afirmou, nesta sexta-feira (22), que o processo de escolha do nome para suceder José Ailton Brasil (PT), na disputa pela prefeitura de Crato em 2024, terá a presença ativa do ministro da Educação e senador licenciado, Camilo Santana (PT).
Segundo Guimarães, a diversidade de pretensos candidatos da base aliada faz com que o diálogo precise ser estendido. “Não existe eleição no Crato sem a participação do Camilo. Foi o município onde ele teve o maior percentual de votos, e ele é o definidor da vitória no Crato”, afirmou.
O líder do governo federal na Câmara dos Deputados também destacou a influência do prefeito José Ailton nesse processo de escolha. Guimarães disse que o atual gestor terá todas as credenciais para apontar o nome e defini-lo junto à direção do PT.
Com a entrada do chefe de gabinete de Crato, Rondinele Brasil, na legenda petista, criou-se a expectativa, nos bastidores, de que seria ele o nome para concorrer ao Palácio Alexandre Arraes. Outro pré-candidato pelo partido é o vereador Pedro Lobo, que readmitiu a vontade de se candidatar a prefeito no próximo ano. Também se fala na possibilidade de a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, se filiar ao PT para postular a prefeitura cratense.
“Caberá ao prefeito, junto à direção do PT, definir o caminho. Ele tem a primazia de sugerir um nome que todos nós, do grupo, queremos”, declarou Guimarães.
Sobre uma suposta insatisfação de Pedro Lobo com a possível preferência de José Ailton por Rondinele, o deputado federal afirmou que conversará com os dois. “Vou sentar (para conversar) com ele (Pedro) e Zé Ailton, porque nós precisamos unificar o PT do Crato. Pedro Lobo tem uma história longa no PT”, pontuou.