Por Leonardo Henrique
Em reunião nesta quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5%. A taxa, que estava em 13,25%, agora cai para 12,75% ao ano. Todos os membros do comitê votaram a favor da redução.
No mês de agosto, o Copom já havia reduzido os juros e sinalizado que novos cortes poderiam acontecer. Com o nível de 12,75%, a taxa Selic chega ao seu menor patamar em um ano e quatro meses.
O comitê disse, no comunicado após a reunião, que a queda nos juros é compatível “com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025”. Segundo o Copom, no próximo encontro, poderá ser efetuado um novo corte na Selic.
O documento também diz que os membros do Banco Central levaram em conta a situação externa da economia. No caso, a alta nas taxas de juro dos Estados Unidos e a possibilidade de a China obter menor crescimento econômico.
A taxa Selic é o principal meio de controle inflacionário pelo Banco Central, evitando que os preços subam por consequente aumento de demanda.