Por Leonardo Henrique
Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (15), mostrou que a polarização entre apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo após quase um ano das eleições de 2022, continua acirrada.
O levantamento apontou que 29% dos entrevistados se identificam com o petismo, enquanto 25% dizem apoiar o bolsonarismo. Outros 21% se dizem neutros.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 13 de setembro, ouvindo 2.016 pessoas em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira os números da pesquisa:
Petistas – 29%
Bolsonaristas – 25%
Neutros – 21%
Mais alinhados ao petismo – 11%
Mais alinhados ao bolsonarismo – 7%
Nenhum – 5%
Não sabem – 1%
No mês de dezembro, quando foi realizada a primeira pesquisa sobre o tema, 32% se consideravam petistas e 25%, bolsonaristas. Houve uma variação nos números dentro da margem de erro.
A pesquisa mostrou que o maior apoio ao lulopetismo vem das pessoas com menor renda, menor grau de escolaridade, nordestinas e católicas. Já os bolsonaristas aparecem, em maior frequência, entre pessoas de classe média, moradoras das regiões Norte, Sul e Centro-oeste, além do público evangélico.
A maior incidência de pessoas que rejeitam Lula e Bolsonaro se insere no público jovem (16 a 24 anos) e com ensino superior.