O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou, nesta sexta-feira (8), na cidade de Nova Délhi, capital da Índia, onde participará da 18ª reunião da cúpula com as 20 maiores economias globais (G20), entre o sábado (9) e o domingo (10).
Lula viajou depois de ter acompanhado os desfiles cívicos de 7 de setembro, nesta quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios. Na cúpula do G20, o presidente receberá, de forma simbólica, o comando rotativo do bloco econômico, que reúne 19 países e União Europeia. As nações concentram cerca de 80% das riquezas financeiras do mundo.
Esta será a primeira vez, desde que o G20 foi criado, em 1999, que o Brasil presidirá o grupo. Lula estará à frente da união econômica entre dezembro deste ano e novembro de 2024. No ano que vem, o Rio de Janeiro será sede da cúpula.
Na reunião do G20, o presidente do Brasil falará sobre desenvolvimento sustentável, combate às desigualdades sociais e meio ambiente. Também entrará na pauta temas relacionados à evolução tecnológica e futuro do trabalho.