Mais um exemplo da força do Pacto por um Ceará Sem Fome se materializa por meio de uma ação imediata que é a arrecadação de alimentos não perecíveis em grandes eventos. Desta vez, com o engajamento da Prefeitura de Itapipoca e de empresas parceiras da cidade, a Expoita 2023 – 25ª Exposição Agropecuária de Itapipoca, já arrecadou mais de 40 toneladas que serão destinadas a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade na região. A abertura do evento ocorreu na noite desse domingo (28).
A primeira-dama do Estado e articuladora do Programa Ceará Sem Fome comenta sobre a expectativa de arrecadação na exposição, que seguirá até o dia 3 de setembro. “Estamos muito feliz com esse resultado. São mais de 40 toneladas já arrecadadas na exposição. Estamos muito otimistas que arrecadaremos muito mais. Isso mostra a força da sociedade civil, do empresariado e todos os envolvidos. São pessoas solidárias a quem mais precisa. Aqui já agradeço a todos e a todas que contribuíram até agora”, destaca.
A primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros, falou para o público sobre como a cidade abraçou a causa. “O Felipe [prefeito] e eu estivemos com ela [primeira-dama Lia], quando fizemos a proposta da Expoita também estar no Ceará Sem Fome. Então, lançamos a iniciativa aqui, lançamos a proposta para a cidade de Itapipoca. Para a nossa satisfação, alegria e gratidão, Itapipoca abraçou a causa para além das nossas expectativas. Começamos a Expoita batendo todos os recordes do Ceará Sem Fome no Estado”, falou sob aplausos das pessoas que frequentavam a exposição.
O prefeito Felipe Pinheiro encerrou a solenidade falando como, por meio de uma política pública de segurança alimentar, tirou o Brasil do mapa da fome. “Para além da exposição, estamos fazendo também a exposição da solidariedade. Quero chamar a minha esposa, Lizyane Medeiros, e a secretária de Assistência Social, Direitos, Direitos Humanos e Habitação, Paulinha Braga, que são duas mulheres que defendem a causa social. Defendem e constroem junto conosco esse projeto bonito de defender os mais pobres. Agora, o governador Elmano criou o programa Ceará Sem Fome e nós vamos fazer a maior arrecadação do programa em Itapipoca”, finalizou.
Até o dia 3 de setembro, todas as pessoas que frequentarem o Parque de Exposição poderão doar um quilo de alimento não perecível e depositá-lo nas caixas identificadas do programa. A doação não é obrigatória e a entrada continua sendo gratuita.
Fonte: Ascom Gabinete da Primeira Dama/Aline Freires