Exclusivo: Secretário de Educação de Araripe divulga blitz do Detran no transporte escolar em grupo de WhatsApp

Por Agência News Cariri

Após os sucessivos problemas relatados por estudantes de Araripe sobre a qualidade do transporte escolar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou uma fiscalização preventiva nos veículos da frota de ônibus da Prefeitura nesta segunda-feira, 14. A ação pegou de surpresa o secretário municipal de Educação, Aurélio Ribeiro, que usou um aplicativo de mensagem para alertar os motoristas sobre a fiscalização, conduta proibida por lei. 

Conforme prints de conversas aos quais o News Cariri teve acesso, Aurélio pede para os funcionários “se preparar” e pede que os motoristas despistem os agentes do órgão de trânsito estadual: “Eles ainda estão nas ruas”. Existe jurisprudência firmada no Poder Judiciário que enquadra como crime avisar a outras pessoas sobre as blitze realizadas pelos órgão de segurança e fiscalização. 

No caso do secretário, a conduta é agravada por se tratar de um agente público. Em junho do ano passado, em Minas Gerais, uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante após divulgar informações sobre blitz em grupos de Whatsapp, mesma situação do caso ocorrido em Araripe. 

Fontes ouvidas pelo News Cariri sob reserva da identidade afirmam que vereadores da oposição estão articulando uma denúncia contra o secretário para ser apresentada ao Ministério Público.  As consequências são imprevisíveis, mas o dano político já se mostra gigantesco, o que enfraquece ainda mais a gestão perante a população.