População do Belmonte e adjacências define prioridades durante LOA, em Crato

Saúde, educação, cultura, infraestrutura… todas as áreas da gestão pública municipal são pensadas e discutidas pela população durante as audiências da LOA, que acontecem até 15 de agosto, em Crato. Este é um processo democrático e que elenca o que é prioritário, naquele momento, nos bairros e distritos.

 

 

 

Na audiência do Belmonte também estavam presentes representantes das localidades Lameiro, Vila Carrapato, Novo Lameiro, Franca Alencar, Zacarias Gonçalves, Corujas e Luanda; além dos técnicos municipais.

 

 

 

A reunião é pauta na discussão de propostas dos seguintes eixos:

 

Gestão democrática, participativa e

eficiente

Educação com qualidade, Inclusão e

equidade

Crato saudável atenção integral à saúde

Proteção soclal, diretos humanos, gênero e cidadania

Infância e juventudo

Cultura e arte

Esporte e lazer

Desenvolvimento territorial rural e proteção do meio ambiente

Desenvolvimento territorial urbano

proteção do melo ambiente

Mobilidade urbana e transporto

Infraestrutura: espaços de uso e

convivêndia, qualidade de vida e oportunidades

Desenvolvimento econômico: trabalho, emprego e renda

Segurança pública e cidadania

 

 

Dentre as propostas levantadas, destaque para a implementação do turismo comunitário, com a reforma de balneários e construção do Museu das Águas e de trilhas urbanas e rurais. A área abriga hoje os principais clubes da cidade, sendo bastante procurado pela população e visitantes.

 

 

 

“Com o turismo comunitário queremos desenvolver a localidade e promover as famílias locais. Hoje, todas as associações estão unidas nesse projeto”, comentou Samuel Pereira, da Vila Carrapato.

 

 

 

A reunião também teve a presença do vice-prefeito, André Barreto, que acompanhou a apresentação das propostas. “É importante esse momento, onde a população aponta as prioridades para suas comunidades. E é bom ver que algumas dessas demandas já estão perto de se realizar, como o calçamento da Bebida Nova”, comentou.

 

 

 

As próximas audiências da LOA serão realizadas dia 4 de agosto. De 9h, reunindo a população do Baixio do Muquém, Currais de Baixio, Baixio das Palmeiras, Oiti, Romualdo, Chapada do Calange, Chico Gomes, Monteiro Belo, Sítio Currais e Santa Rosa, na EEIEF Prof Rosa Ferreira de Macedo (Rua Maria Tavares de Oliveira, 20 – Sítio Baixio do Muquém). E a partir das 14h, serão os representantes da Vila Padre Cícero, Vila Guilherme, Vila São Bento, São Francisco, Aderson Tavares, Madre Feitosa, Bela Vista, Serraria, Genipapo e Sítio Alegre, no Anexo da Escola Pedro Felício (Vila Guilherme, S/N – Bairro Bela Vista).