Por Leonardo Henrique / Agência News Cariri
O deputado federal pelo Ceará, Yury do Paredão, publicou, nesta quarta-feira (2), uma foto ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após encontro com o petista no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na terça-feira (1º). Esta foi a primeira vez que o parlamentar esteve com Lula, após expulsão do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Yury participou do ato em que o presidente Lula sancionou a lei que torna o pau de arara, transporte muito utilizado por romeiros nordestinos, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Também estiveram no gabinete presidencial sacerdotes caririenses, além do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), o deputado estadual Fernando Santana (PT), o líder do governo federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), o ex-prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra (PDT), e demais autoridades.
O deputado Yury do Paredão foi expulso do PL no último dia 20 de julho, após decisão do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. Por ter votado a favor de matérias importantes do governo do presidente Lula, o parlamentar, natural de Juazeiro do Norte, seguiu na contramão do grupo mais radical ligado a Jair Bolsonaro. Além disso, Yury também apareceu em fotos ao lado de figuras próximas do PT.
Yury afirma, desde o início do mandato, que manteria postura independente no parlamento, votando a favor de projetos que considerasse relevantes para o Brasil e para o Cariri. A saída do PL pode representar, para o deputado, a solidificação da proximidade com o grupo governista. A propósito, o deputado José Guimarães disse que iria sugerir a Yury que se filie a alguma sigla partidária da base presidencial. Segundo Guimarães, o deputado federal manifestou interesse de firmar parcerias, junto ao governador Elmano de Freitas (PT) e ao presidente Lula.