Governador Elmano de Freitas sanciona lei que cria Secretaria de Proteção Animal no Ceará

Por Leonardo Henrique / Agência News Cariri

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou, nesta quinta-feira (27), a lei de criação da Secretaria de Proteção Animal. A 33ª pasta da administração estadual estará coligada à Política de Proteção Animal, sendo responsável pela elaboração de medidas que protejam os animais e o meio ambiente.

Na solenidade de sanção da lei, que contou com a presença de diversas autoridades, como a senadora Augusta Brito (PT), o governador disse que a criação da Secretaria de Proteção Animal atende a uma solicitação antiga dos defensores da causa. “Estamos criando essa Secretaria para fazer política pública. A ideia de criar essa pasta nasceu após uma conversa com diversos representantes de entidades que olham para essa causa. Tenho certeza que o ato de se criar uma Secretaria de Proteção Animal irá se espalhar pelo Brasil”, afirmou Elmano.

A criação da nova pasta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no último dia 14 de julho. Durante o evento, o presidente da Casa parlamentar, deputado estadual Evandro Leitão (PDT), reforçou a priorização da casa animal, com a nova secretaria. “Não poderia deixar de parabenizar o Governo do Estado por esse olhar mais atencioso com os nossos animais. Além de proteger, o animal também merece o nosso respeito”, declarou Evandro.

Apesar da criação da secretaria, o nome que vai ocupar o cargo ainda não foi definido. Especula-se que, para assumir a nova pasta, o indicado é o deputado federal Célio Studart (PSD), que atua na defesa da causa animal. O próprio governador Elmano não descartou essa possibilidade.