Por Leonardo Henrique/Agência News Cariri
O mês de julho no Cariri tem como principal registro de seu calendário a Expocrato, que chega aos 70 anos seguidos de realização no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato.
O evento chega ao fim no próximo domingo (16), com o saldo de diversas parcerias feitas, além de ter atraído visitantes e negociadores para a exposição de animais, revenda de produtos artesanais e instalação de bares e restaurantes, bem como serviços de orientação social e promoção da cultura.
O sucesso de mais uma edição se deve ao trabalho da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da bio-região do Araripe (Accoa), em parceria com os diversos órgãos locais. Coordenador do comitê organizador da Expocrato, dr. Leitão Moura avalia que a articulação dos entes associados é o fio condutor para que o evento se aprimore. “A nossa preocupação, todos os anos, é que mais pessoas venham à Expocrato, e, consequentemente, gere mais economia, visto que a rede hoteleira fica completamente lotada durante este período e o comércio se destaca na região”, disse dr. Leitão, celebrando o êxito financeiro por ocasião da festa.
O presidente da Accoa, Pedro Henrique Bezerra Maia, concorda com a fluidez da feira no setor da agropecuária, celebrando o trabalho efetivo da comissão gestora para inová-la. “Este ano, a Expocrato registrou um bom número de animais expostos, cuja procura por negociações evolui a cada ano. Nossa satisfação está em promover a feira como um dos maiores eventos nordestinos”, afirmou.
O espaço no parque, desde a sua reforma, se tornou ainda mais apto para recepcionar pessoas de diferentes regiões do país, consolidando a Expocrato numa das maiores realizações do ano. Com a injeção econômica na região do Cariri, setores de hospedagem, turismo e transporte também são impactados, gerando ainda mais empregos e favorecendo o comércio local.