Yury do Paredão reforça acenos a Elmano e Lula, se distancia dos bolsonaristas e crava posição de independência

O deputado federal Yury do Paredão (PL) não esconde de ninguém a relação cada vez mais próxima do governador Elmano de Freitas (PT). Mesmo licenciado do mandato, o parlamentar reforça acenos públicos ao grupo político liderado pelo ministro da educação, Camilo Santana. A postura tem irritado líderes bolsonaristas no estado, a exemplo do deputado federal André Fernandes (PL), que já chegou a pedir a expulsão de Paredão do partido após o deputado pousar para foto ao lado do presidente Lula (PT). 

O pedido de fernandes, contudo, esbarrou no mandatário da sigla, Valdemar da Costa Neto, com quem Yury mantém relação de muita proximidade. Costa Neto não só bancou a permanência do parlamentar juazeirense no partido como ressaltou o protagonismo do deputado em poucos meses de mandato na Câmara Federal, contribuindo para o crescimento do espólio político da legenda. 

Mesmo eleito em sigla majoritariamente bolsonarista, Yury atua de modo independente. O deputado já ressaltou em diversas ocasiões que não se oporá à aprovação de projetos que tragam benefícios à população. Buscando recursos para os municípios onde foi votado, ele aumentou a frequência de encontros com a cúpula governista no Palácio da Abolição e mantém diálogos permanentes com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana (PT), e com o líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães.

Embora licenciado do mandato, Yury continua ativo na agenda parlamentar em Brasília. Em visita a Ministérios e Secretarias federais, o deputado articula a liberação de recursos para obras e projetos sociais. “E vamos iniciar as atividades. Otrabalho não pode parar”, escreveu o deputado em publicação no Instagram nesta terça-feira, 11, junto com foto tirada no salão verde da Câmara.