Pinacoteca do Ceará é indicada ao Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) 2022

A Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Mirante – é finalista do Prêmio ABCA 2022. A instituição concorre ao Prêmio Destaques Regionais, na categoria Nordeste, por sua programação.

Divulgada no último dia 3 de maio, a lista tríplice da categoria Nordeste inclui, ainda, o artista Raul Córdula, por sua trajetória, e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), também por sua programação. A indicação é elaborada a partir das indicações de associados(as). A votação acontece por meio de formulário online pelos cerca de 165 associados(as) de todo o País. Ainda não há data para divulgação dos vencedores.

Desde dezembro de 2022, quando foi inaugurada, a Pinacoteca do Ceará realizou 46 ações formativas com visitas mediadas, três seminários, sete cursos e oficinas, oito aulas abertas, além de lançar o 1º Edital de Pesquisa e Criação com 12 bolsistas e um Ateliê de Pesquisa e Crítica, que selecionou 40 pesquisadores para dois ciclos formativos. Com quatro exposições em cartaz – a mostra Bonito Pra Chover, que reúne “Se Arar”, “Amar Se Aprende Amando” e “No Lápis da Vida Não Tem Borracha”, além da exposição “Negros na Piscina”, em parceria com o Fotofestival Solar –, já recebeu mais de 60 mil visitantes. O acesso é gratuito, de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h.

Mais antiga associação de profissionais da área das artes visuais do Brasil, a ABCA reconhece artistas, exposições, curadores, críticos, autores e instituições que mais contribuíram para a cultura nacional em um ano. O sistema de premiação foi criado em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. Anualmente, o Prêmio ABCA contempla 13 categorias, incluindo ainda os destaques regionais, totalizando 18 prêmios.

Sobre a ABCA

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) foi criada em 1949 pelos críticos Sérgio Milliet, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros importantes intelectuais atuantes da crítica de arte.

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. A Pinacoteca do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult -­ CE) e é gerida pelo Instituto Mirante.